Alimentação saudável e coração em dia

Alimentação saudável e coração em dia

Nem toda dieta faz bem à saúde. Algumas podem até comprometer o funcionamento de alguns órgãos.

Quem está lutando contra a balança e com dificuldade em perder peso, costuma entusiasmar-se com a chegada de cada nova dieta ao mercado. Na pressa por eliminar os quilinhos a mais, as pessoas deixam a saúde de lado e aderem às famosas dietas da moda.

No entanto, a médio e longo prazo, essas dietas, que na maioria das vezes são restritivas, acabam causando prejuízo à saúde, chegando a comprometer o funcionamento de alguns órgãos como coração e fígado, por exemplo.

Um exemplo disso são as dietas de desintoxicação. Normalmente baseadas na ingestão apenas de líquidos, a longo prazo, ela compromete o funcionamento dos rins, provoca fraqueza no organismo e até arritmia cardíaca. Outro caso é a famosa Dieta do Dr. Atkins, que defende a redução drástica do consumo de carboidratos, o que pode potencializar os riscos de problemas coronarianos e diabetes, além de danificar as funções hepáticas.

Quando ocorre a redução de carboidratos no organismo, ele precisa buscar energia em outras fontes como gordura e proteína. O excesso de proteína pode causar danos nas funções hepáticas e nos rins. Já o consumo elevado de gordura, principalmente a saturada, favorece o aumento dos riscos de problemas coronarianos e diabetes.

A verdade é que milagre não existe. Para perder peso com saúde, o mais indicado é reduzir a quantidade de calorias ingeridas ao dia, principalmente as calorias vazias que vem do consumo de alimentos gordurosos, doces, refrigerantes, entre outros. A combinação entre atividade física e alimentação saudável continua sendo o segredo para emagrecer, manter o peso e a saúde em dia.

×

Olá!

Como podemos te ajudar?
Clique em nosso atendimento abaixo!

× Agende sua Consulta