O que é o Holter?
O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia em um cartão semelhante ao de uma câmera fotográfica e pode, assim, detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, como num eletrocardiograma simples, por exemplo. Na verdade, o Holter é um eletrocardiograma gravado para ser lido posteriormente. O monitor recebeu este nome em homenagem a Norman J. Holter, que o inventou, em 1949.
Como é feito o exame ?
A pele do corpo deve estar limpa, sem cremes e será livrada de seu engorduramento natural com álcool antes da colocação dos eletrodos. Quatro eletrodossão aderidos ao corpo em posições conforme imagem acima. Estes eletrodos são conectados por fios a um aparelho receptor, preso ao cinto do paciente, o qual registra a atividade elétrica cardíaca durante todo o período em que está conectado.
O que devo fazer durante as 24 horas da realização do exame ?
A pessoa monitorada deve fazer normalmente todas as suas atividades cotidianas, menos tomar banho. Os pacientes são solicitados a registrar suas atividades, bem como os horários em que possam ter ocorrido os sintomas, para que esses eventos sejam cotejados com os dados do Holter. Quando o aparelho é retirado, os dados captados por ele são analisados por um computador, indicando os componentes que devem merecer um melhor estudo posterior.
Quais são as indicações?
O Holter é muito utilizado para diagnosticar alterações nos batimentos cardíacos, no diagnóstico das causas de síncopes ou outras alterações paroxísticas, que muitas vezes não ocorrem durante uma consulta médica. Assim, ele está indicado para pacientes com arritmias cardíacas, palpitações ou perda de consciência. Utiliza-se também o Holter para monitorar o coração depois de um infarto do miocárdio ou de uma cirurgia cardíaca. Os portadores de marca-passo e de desfibriladores têm esses aparelhos ajustados e programados a partir de informações do Holter. O procedimento não comporta riscos e não tem qualquer contraindicação.
Qual o preparo necessário para realização do exame?
- Tomar banho antes do exame, pois não será possível a retirada do aparelho durante o exame, o que também poderia causar danos no equipamento.
- Trazer um cinto de sua preferência para colocação do aparelho na cintura.
- Trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.
- Seguir a orientação do seu médico sobre a tomada das medicações de uso crônico e sobre a prática de exercícios físicos nas 24 horas que precedem o exame.