Mortes causadas por doenças cardiovasculares no Brasil triplicaram.
Nos últimos anos as mortes causadas por doenças cardiovasculares no Brasil triplicaram.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Columbia (EUA), patrocinada pelo Banco Mundial, a previsão é de que em 2020 o Brasil será o campeão do mundo em mortes por causas cardiovasculares.
Cuidar dos afetos e cultivar a espiritualidade, por exemplo, são atitudes tão importantes quanto cuidar da alimentação ou praticar exercícios físicos. Procure ter atividades que lhe deem prazer e relações que tragam bem-estar.
Fique atento nas informações a seguir para alcançar uma vida longa e saudável.
Qual é o valor da sua pressão arterial?
Valores adequados: entre 120/80 mmHg e 139/89 mmHg
Valores que inspiram cuidados: superiores a 140/80 mmHg
A pressão varia ao longo da vida. A tendência é que ela diminua enquanto dormimos e aumente quando realizamos esforço físico. No entanto, se permanece elevada, revela hipertensão e significa maiores riscos de aterosclerose e, portanto, de acidente vascular cerebral (AVC) e doença cardíaca isquêmica.
Qual é a medida da sua cintura abdominal?
Pegue uma fita métrica e meça a sua cintura ao redor do umbigo.
Como deve ser:
HOMENS
Igual ou < que 94 cm
MULHERES
Igual ou < que 80 cm
No caso das mulheres, o risco para a saúde começa quando a cintura tem mais de 80 cm. A cintura acima dos 88 cm já constitui uma série ameaça. No caso dos homens, o risco aumenta se o perímetro abdominal for superior a 94 cm, tornando-se um grave problema quando ultrapassa os 102 cm.
Quais são os valores do seu colesterol?
Valores de referência:
Colesterol total: Menor que 180 mg/dl
LDL (colesterol ruim): Inferior a 70 mg/dl
HDL (bom colesterol): Acima de 50 mg/dl
Os níveis de LDL e de HDL estão entre os indicadores mais seguros de um provável ataque cardíaco. Mais de 40% da população brasileira tem colesterol alto e não sabe. Por isso, é muito importante fazer exames regulares. Descobrindo as suas tendências, você poderá se prevenir e evitar muitos problemas.
Como bate o seu coração?
A sua frequência cardíaca corresponde ao número de vezes que o seu coração bate em um minuto. A frequência cardíaca normal em descanso é de 60 a 90 batimentos por minuto.
Pessoas que praticam exercício físico tendem a ter uma pulsação em repouso menor, pois os músculos do coração estão em boa forma. Já as que não se exercitam com regularidade e ainda assim têm os valores abaixo do normal, devem investigar o que está acontecendo.
Você sabia que…
Pesquisas recentes mostram que o estresse afeta o organismo causando alterações nas células de maneira a aumentar a incidência de doenças. O estresse está relacionado às doenças do coração e à hipertensão arterial, podendo também ter uma relação com o aparecimento do câncer.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres de 45 anos ou mais, que caminham pelo menos 1 hora por semana, reduzem para metade o risco de sofrer um ataque cardíaco. Os homens também se beneficiam de exercícios feitos em pequenas quantidades. O importante é praticar alguma atividade, segundo a pesquisa.
A depressão pode provocar ataques cardíacos?
Segundo estudo americano, pessoas que sofrem de depressão séria têm três vezes mais probabilidade de morrer de uma doença cardíaca do que as que possuem uma perspectiva mais otimista da vida.